Educação Infantil
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UNIFAM
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PROPOSTA PEDAGÓGICA
O olhar do Colégio Diocesano Santa Luzia para a Educação Infantil traz à tona a ideia do educador italiano Loris Malaguzzi, que defende que a criança é feita de cem linguagens. A nossa Proposta Pedagógica da Unifam considera em sua essência as cem linguagens da criança.
Os princípios presentes em nosso trabalho pedagógico, orientam práticas que permitam ao professor “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto de intervenções instigantes e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças” (BNCC,2017, p.37).
A abordagem dos conteúdos para as crianças da Educação Infantil, se dá de forma ampla, através das experiências pedagógicas vivenciadas intensamente no cotidiano.
DESENVOLVIMENTO
INTEGRAL DA CRIANÇA
em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social, moral e espiritual.
Um espaço aberto aos olhos curiosos das crianças, ávidas por conhecer o mundo.
AS CRIANÇAS CONSTROEM SEU CONHECIMENTO
Movimentos, artes, músicas, além de jogos, circuitos motores, brincadeiras, contação de histórias, leituras, tecnologia educacional, oficinas de produção de textos, de construção de brinquedos, culinária, jardinagem e experiências da construção da identidade e de laços afetivos, fazem parte do cotidiano das nossas crianças.
Vivências e atividades marcadas pela diversidade de experiências e pela ludicidade.
O brincar é uma necessidade humana e essencial no aprendizado infantil.
Nas situações ordinárias, ocorrem as mais ricas aprendizagens.
a partir das suas experiências concretas da vida cotidiana.
VIVÊNCIAS E ATIVIDADES
Vivências e atividades marcadas pela diversidade de experiências e pela ludicidade.
O brincar é uma necessidade humana e essencial no aprendizado infantil.
Inspirados nos aportes legais e especificidades da infância, a matriz curricular da Educação Infantil do Colégio Diocesano Santa Luzia está organizada em cinco Campos de Experiência, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
OS CAMPOS DA EXPERIÊNCIA
O EU, O OUTRO E O NÓS
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Conforme a BNCC, os campos de experiências “constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural” (BRASIL, 2017, p. 38).
Conforme a BNCC, os campos de experiências “constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural” (BRASIL, 2017, p. 38).
e de desenvolvimento
OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Conviver
Brincar
Participar
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana
Explorar
Expressar
Conhecer-se
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia
Como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário (BRASIL, 2017, 34).
PROJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Portanto, deve ser compreendida como linguagem, forma de conhecimento e importante ferramenta pedagógica para auxiliar a criança em seu desenvolvimento. Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias, além de favorecer o desenvolvimento afetivo e cognitivo, estimula a criatividade e o desenvolvimento sócio-emocional das criança.
CANTIGAS, CANTOS E ENCANTOS
Um encontro de gerações repleto de memórias, saberes e afetividade, com o objetivo de fortalecer os laços e valores do respeito pelos idosos, bem como reconhecer e valorizar o papel dos avós na sociedade. Os avós são convidados e participam de várias atividades na escola com os seus netos: culinária, brincadeiras diversas, contação de história.
AVÓS NA ESCOLA – BRINCADEIRAS, HISTÓRIAS, AFETOS E SABERES!
Nesta etapa da vida, os pequenos estão descobrindo o mundo e fazendo algumas escolhas relacionadas ao jeito de ser e estar com o outro. A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento de si mesma. Repleto de subjetividades o Projeto EU SOU ASSIM promove interações e atividades para que as crianças criem, explorem, troquem saberes, imaginem e construam sua identidade.
EU SOU ASSIM!
Em respeito às especificidades das crianças do último ano da Educação Infantil, que necessitam de ações de integração no momento de transição de uma etapa escolar para outra, a escola promove o Projeto de Transição Bem-te-vi.
BEM-TE-VI
Com o Projeto Temático Valores Humanos (Colação de Grau do Infantil), desenvolvido anualmente com as crianças do Grupo 5 da Educação Infantil, o colégio mostra de forma significativa as estratégias, as quais utiliza para favorecer a vivência dos valores em seu currículo. A partir de atividades reflexivas, lúdicas e conceituais a respeito dos temas transversais as crianças passam a aplicar o aprendido em outras situações e práticas sociais. Educação em Valores Humanos é mais que um projeto de ensino, é um projeto de vida. Um convite a cada um tomar e fazer a sua parte, pois contribui para a formação de um ser humano melhor e um novo modelo de sociedade mais justa e igualitária.
Desde muito pequenas, as crianças entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas. Experiências como vender, comprar, jogar, comparar e resolver problemas, vivenciadas no Circuito de Matemática auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e desenvolver o raciocínio lógico.
CIRCUITO DE MATEMÁTICA: 1, 2 FEIJÃO COM ARROZ
VALORES HUMANOS, VALORES PARA VIDA
O QUINTAL DO BRINCAR
O Quintal do Brincar foi pensado a partir da proposta de oferecer às crianças um espaço rico para que elas possam brincar com simplicidade, criatividade, interação e alegria. O espaço que lembra um quintal, possui utensílios do cotidiano e uma variedade de materiais que inspiram brincadeiras tradicionais, descobertas e experiências que enriquecem o imaginário infantil. É um espaço cultural pouco vivenciado pelas crianças fora da escola. A brincadeira é uma maneira surpreendente de aprendizagem e o brincar é essencial para o desenvolvimento infantil.
As crianças do Infantil vivenciam várias habilidades motoras por meio de um circuito Psicomotor realizado ao ar livre. As atividades lúdicas propiciam o desenvolvimento das habilidades como saltar, pular, correr, arremessar aliadas a aspectos como equilíbrio, agilidade, noções espaciais e temporais, trabalho coletivo e a superação de desafios. As crianças demonstram muito interesse por essas atividades, pois proporcionam prazer e ao mesmo tempo auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora ampla e do esquema corporal, além de estimular a socialização, a oralidade e o envolvimento integral do grupo. A educação psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança.
CIRCUITOS NO PÁTIO
CULINÁRIA: MUITOS SABORES...
A Cozinha experimental Pão de Milho é um verdadeiro laboratório de aprendizagem para os alunos (as) do Colégio Diocesano Santa Luzia. Cozinhar é uma tarefa envolvente. As crianças adoram o processo de medir ingredientes, adicioná-los, criar formas e depois comer aquilo que produzem. Além do desenvolvimento das habilidades próprias da culinária, as crianças se apropriam dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento. Ao explorar uma receita, os alunos aperfeiçoam a leitura e a interpretação de texto. Ao separar os ingredientes, desenvolvem noções de fração, adição e subtração. A culinária se constitui uma rica possibilidade de aprendizado. O preparo dos pratos ainda ensina o trabalho em grupo, a cooperação, colaboração e noções de disciplina. Os educandos desenvolvem autoconfiança e autonomia.
As atividades lúdicas propostas na SEMANA DA CRIANÇA são intencionalmente planejadas para que estimulem o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos educandos. Propiciam também a ampliação do repertório cultural das crianças. São destaques da programação: A NOITE SONHO AZUL E A VISITA À CHÁCARA SANTA LUZIA.
FEST CRIANÇA
ESTUDE NO DIOCESANO
Educação Infantil - Grupo I ao Grupo V