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Crianças se divertindo na escola Diocesano

Educação Infantil

Educação Infantil

UNIFAM

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PROPOSTA PEDAGÓGICA

O olhar do Colégio Diocesano Santa Luzia para a Educação Infantil traz à tona a ideia do educador italiano Loris Malaguzzi, que defende que a criança é feita de cem linguagens. A nossa Proposta Pedagógica da Unifam considera em sua essência as cem linguagens da criança.

Os princípios presentes em nosso trabalho pedagógico, orientam práticas que permitam ao professor “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto de intervenções instigantes e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças” (BNCC,2017, p.37).

Alunas do UNIFAM se divertindo no intervalo
Alunos da UNIFAM se divertindo com uma bacia verde
Aluno se divertindo no parque
Professora com criança no brinquedo

A abordagem dos conteúdos para as crianças da Educação Infantil, se dá de forma ampla, através das experiências pedagógicas vivenciadas intensamente no cotidiano.

DESENVOLVIMENTO
INTEGRAL DA CRIANÇA

Crianças no intervalo de uniforme UNIFAM

em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social, moral e espiritual.

Um espaço aberto aos olhos curiosos das crianças, ávidas por conhecer o mundo.

AS CRIANÇAS CONSTROEM SEU CONHECIMENTO

Movimentos, artes, músicas, além de jogos, circuitos motores, brincadeiras, contação de histórias, leituras, tecnologia educacional, oficinas de produção de textos, de construção de brinquedos, culinária, jardinagem e experiências da construção da identidade e de laços afetivos, fazem parte do cotidiano das nossas crianças.

Vivências e atividades marcadas pela diversidade de experiências e pela ludicidade.

 

O brincar é uma necessidade humana e essencial no aprendizado infantil.

Nas situações ordinárias, ocorrem as mais ricas aprendizagens.

a partir das suas experiências concretas da vida cotidiana.

Criança brincando no chão
Criança brincando de pintura com as mãos de tinta

VIVÊNCIAS E ATIVIDADES

Vivências e atividades marcadas pela diversidade de experiências e pela ludicidade.
O brincar é uma necessidade humana e essencial no aprendizado infantil.

Inspirados nos aportes legais e especificidades da infância, a matriz curricular da Educação Infantil do Colégio Diocesano Santa Luzia está organizada em cinco Campos de Experiência, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

OS CAMPOS DA EXPERIÊNCIA

número um
número dois
número três
número quatro
número cinco
O EU, O OUTRO E O NÓS
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Conforme a BNCC, os campos de experiências “constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural” (BRASIL, 2017, p. 38).

Crianças brincando com balões no intevalo UNIFAM

Conforme a BNCC, os campos de experiências “constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural” (BRASIL, 2017, p. 38).

e de desenvolvimento

OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM

Conviver
Brincar
Participar
Pai e filha lendo um livro na UNIFAM
Mãe e filho sentados no chão brincando
Crianças na UNIFAM em uma feira

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana

Explorar
Expressar
Conhecer-se
Crianças brincando de bicicleta
Crianças simulando uma feira de frutas
Crianças no pátio

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia

Como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário (BRASIL, 2017, 34).

PROJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Portanto, deve ser compreendida como linguagem, forma de conhecimento e importante ferramenta pedagógica para auxiliar a criança em seu desenvolvimento. Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias, além de favorecer o desenvolvimento afetivo e cognitivo, estimula a criatividade e o desenvolvimento sócio-emocional das criança.

CANTIGAS, CANTOS E ENCANTOS

Uma senhora contando histórias para um grupo de crianças sentadas no chão

Um encontro de gerações repleto de memórias, saberes e afetividade, com o objetivo de fortalecer os laços e valores do respeito pelos idosos, bem como reconhecer e valorizar o papel dos avós na sociedade. Os avós são convidados e participam de várias atividades na escola com os seus netos: culinária, brincadeiras diversas, contação de história.

AVÓS NA ESCOLA – BRINCADEIRAS, HISTÓRIAS, AFETOS E SABERES!

Menina com as mãos meladas com tinta

Nesta etapa da vida, os pequenos estão descobrindo o mundo e fazendo algumas escolhas relacionadas ao jeito de ser e estar com o outro. A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento de si mesma. Repleto de subjetividades o Projeto EU SOU ASSIM promove interações e atividades para que as crianças criem, explorem, troquem saberes, imaginem e construam sua identidade.

EU SOU ASSIM!

Crianças na UNIFAM simulando uma peça de teatro

Em respeito às especificidades das crianças do último ano da Educação Infantil, que necessitam de ações de integração no momento de transição de uma etapa escolar para outra, a escola promove o Projeto de Transição Bem-te-vi.

BEM-TE-VI

Crianças vestidas de paletó e vestidos na UNIFAM

Com o Projeto Temático Valores Humanos (Colação de Grau do Infantil), desenvolvido anualmente com as crianças do Grupo 5 da Educação Infantil, o colégio mostra de forma significativa as estratégias, as quais utiliza para favorecer a vivência dos valores em seu currículo. A partir de atividades reflexivas, lúdicas e conceituais a respeito dos temas transversais as crianças passam a aplicar o aprendido em outras situações e práticas sociais. Educação em Valores Humanos é mais que um projeto de ensino, é um projeto de vida. Um convite a cada um tomar e fazer a sua parte, pois contribui para a formação de um ser humano melhor e um novo modelo de sociedade mais justa e igualitária.

Crianças em uma feira da fruta

Desde muito pequenas, as crianças entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas. Experiências como vender, comprar, jogar, comparar e resolver problemas, vivenciadas no Circuito de Matemática auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e desenvolver o raciocínio lógico.

CIRCUITO DE MATEMÁTICA: 1, 2 FEIJÃO COM ARROZ

VALORES HUMANOS, VALORES PARA VIDA

Crianças da UNIFAM brincando com uma bacia verde

O QUINTAL DO BRINCAR

O Quintal do Brincar foi pensado a partir da proposta de oferecer às crianças um espaço rico para que elas possam brincar com simplicidade, criatividade, interação e alegria. O espaço que lembra um quintal, possui utensílios do cotidiano e uma variedade de materiais que inspiram brincadeiras tradicionais, descobertas e experiências que enriquecem o imaginário infantil. É um espaço cultural pouco vivenciado pelas crianças fora da escola. A brincadeira é uma maneira surpreendente de aprendizagem e o brincar é essencial para o desenvolvimento infantil.

Crianças na UNIFAM em uma gincana

As crianças do Infantil vivenciam várias habilidades motoras por meio de um circuito Psicomotor realizado ao ar livre. As atividades lúdicas propiciam o desenvolvimento das habilidades como saltar, pular, correr, arremessar aliadas a aspectos como equilíbrio, agilidade, noções espaciais e temporais, trabalho coletivo e a superação de desafios. As crianças demonstram muito interesse por essas atividades, pois proporcionam prazer e ao mesmo tempo auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora ampla e do esquema corporal, além de estimular a socialização, a oralidade e o envolvimento integral do grupo. A educação psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança.

CIRCUITOS NO PÁTIO

CULINÁRIA: MUITOS SABORES...

A Cozinha experimental Pão de Milho é um verdadeiro laboratório de aprendizagem para os alunos (as) do Colégio Diocesano Santa Luzia. Cozinhar é uma tarefa envolvente. As crianças adoram o processo de medir ingredientes, adicioná-los, criar formas e depois comer aquilo que produzem. Além do desenvolvimento das habilidades próprias da culinária, as crianças se apropriam dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento. Ao explorar uma receita, os alunos aperfeiçoam a leitura e a interpretação de texto. Ao separar os ingredientes, desenvolvem noções de fração, adição e subtração. A culinária se constitui uma rica possibilidade de aprendizado. O preparo dos pratos ainda ensina o trabalho em grupo, a cooperação, colaboração e noções de disciplina. Os educandos desenvolvem autoconfiança e autonomia.

Crianças brincando no intervalo

As atividades lúdicas propostas na SEMANA DA CRIANÇA são intencionalmente planejadas para que estimulem o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos educandos. Propiciam também a ampliação do repertório cultural das crianças. São destaques da programação: A NOITE SONHO AZUL E A VISITA À CHÁCARA SANTA LUZIA.

FEST CRIANÇA

ESTUDE NO DIOCESANO

Educação Infantil  -  Grupo I ao Grupo V

TURMAS

Matutino

Vespertino

7h - 11h30

13h - 17h30

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