PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nos dois primeiros anos

A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender;

A ação pedagógica tem como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos

Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Nos três últimos anos
seta
Alunos do Diocesano em uma feira de ciências

Anos Iniciais

FUNDAMENTAL

NOVAS FORMAS DE RELAÇÃO COM O MUNDO, NOVAS POSSIBILIDADES

Alunos e professoras em sala de aula

do 1º ao 5º ano
disponibilizamos espaços e oportunidades
de interpretar e transformar

a sociedade, a natureza em benefício do bem-estar pessoal e coletivo, desenvolvendo a capacidade de criticidade, criatividade e principalmente corresponsabilidade.

Alunas e alunos do Diocesano em uma feira de ciências

Valorizamos as situações lúdicas de aprendizagem

Esta é uma etapa da educação básica que está entre dois momentos importantes. O estudante sai da Educação Infantil para dar início a uma nova jornada, que culminará no Ensino Médio.

Por conta disso, é importante compreender como cada uma dessas fases contribui para a formação da criança, especialmente na valorização das situações lúdicas de aprendizagem, em articulação com as experiências vivenciadas nos primeiros anos de escola.

É importante ressaltar as experiências quanto ao desenvolvimento, pelos alunos e alunas, de :

Valorizamos as situações lúdicas de aprendizagem

Alunos e alunas lendo no pátio do Diocesano
Alunas e alunos do Diocesano
Aluno no intevalo da aula dando tchau
Aluno empinando pipa com o pai
Alunas posando para foto no Diocesano

Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação,

Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.

Os alunos e alunas se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas.

As experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias,

seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas.

O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas,

Pai e filho se abrançando
Alunos jogando gamificação em sala de aula

de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação,

possibilita ampliar a compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.

As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestados pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas

Alunos e alunas se divertindo no pátio do Diocesano
Alunos brincando no intevalo
Alunos em peça de teatro.
Alunos jogando xadrez
Aluna estourando balão
Crianças brincando em uma gincana
Aluno usando um notebook robótica

PROJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Alunos no Liberdió

É um projeto guarda-chuva de leitura que transversaliza a formação da educação infantil ao ensino médio. Nos anos iniciais desenvolve-se vários sub-projetos vinculados ao Liberdió como: O Circuito de Leitura, Contação de histórias e poesias embaixo da mangueira, Encontro do Autor com o leitor, Sarau de poesias, São João literário, Apresentação dos livros paradidáticos na praça entre outros que encantam as crianças estimulando a leitura.

LIBERDIÓ

Alunos jogando xadrez

O xadrez é um grande instrumento educativo e é uma ferramenta pedagógica de desenvolvimento de inúmeras habilidades e potencialidades exigidas pelos estabelecimentos de ensino para o desenvolvimento de seus educandos. uma atividade cuja natureza oferece diversão, entretenimento e sentimento. Um esporte que envolve raciocínio e criatividade, pois, além de proporcionar prazer, é também um jogo que trabalha a imaginação, concentração e cálculo, características consideráveis e exigidas por muitos professores em sala de aula.

XADREZ

Na concretização dos objetivos de aprendizagem o Ensino Fundamental Anos Iniciais desenvolve projetos de ensino e aprendizagem que envolvem a participação das crianças como protagonistas.

ESTUDE NO DIOCESANO

Ensino Fundamental  |  Anos Iniciais do 1º ao 5º ano