Aluna se apresetando no Liberdió

LIBERDIÓ

POR UMA ESCOLA LEITORA

Alunas lendo segurando guarda-chuva

O Projeto de Leitura LiberDió – por uma escola leitora, é uma ação sociocultural de inserção dos sujeitos em experiências e práticas leitoras, com o propósito de desenvolver a cultura letrada e de ampliar as condições sociais de exercício da cidadania.

Coordenado pelos professores e Coordenadores Pedagógicos, o LiberDió é disseminado em todos os segmentos do Colégio Diocesano Santa Luzia.

Descobrindo o mundo da leitura

A leitura é um passo decisivo na vida de qualquer indivíduo. Ela permite ao ser humano conhecer bem a si mesmo e o mundo a sua volta.

Alunos sentados e deitados lendo

Quem nunca se imaginou um super-herói ou uma princesa encantada?

A leitura permite-nos navegar por um mundo de imaginação que nenhuma outra ferramenta pode nos oferecer.

Aluna se apresentando no Liberdió
Aluno vestido de vaquinha no Liberdió

O não desenvolvimento de bons leitores limita as possibilidades de leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.

Concebemos a leitura fonte inesgotável de conhecimento e imprescindível ao desenvolvimento humano e consideramos de extrema importância a efetivação deste projeto, com a criação de situações que possibilitem aos alunos, a capacidade de desenvolverem diferentes capacidades de leitura.

Aluno no Liberdió
Aluno segurando cartaz

Para a formação de bons leitores, é fundamental que as crianças apreciem e valorizem a escuta e a leitura de histórias desde pequenas.

Promovemos dramatizações de obras literárias, recitais de poesias, contações de histórias, oficinas de artes e produções organizadas na Exposição Literária ‘Era uma vez’.

Aluno segurando estilingue no Liberdió

Promover um espaço sociocultural para formação de leitores

Desenvolver o gosto pela leitura

Proporcionar o contato com a produção literária nacional e internacional

Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno

Viabilizar experiências leitoras significativas, como forma de incentivo às práticas leitoras autônomas

Ampliar as oportunidades de encontro com as múltiplas vozes e referências através da leitura

Proporcionar ao indivíduo a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora

Incutir uma cultura de letramento literário, abrindo um espaço de trocas de experiências leitoras e de atos de leitura e oportunizar o contato com os escritores regionais como forma de aproximação e dessacralização do livro

Estimular de forma adequada o processo da leitura e da escrita, caminhos essenciais para o despertar da cidadania, e para o ser humano, em sua busca de identidade e realização pessoal

diocesano-proj-liberdio-17.jpg

O LiberDió estimula a participação ativa de todos da comunidade escolar
no desenvolvimento do gosto pela leitura,
compreendendo-a como ferramenta valiosa
para o compartilhamento de informações
e imprescindível para o desenvolvimento humano.