Logo Diocesano branco transparente

Seja bem-vindo(a) ao Diocesano Santa Luzia

Alunas se apresentando no teatro com o Diocecena

Diocecena

Ciências, Tecnologia e Artes

diocecena-70-1024x683.jpeg

Valorização da linguagem corporal e novas formas de expressão

A dança enquanto processo educacional contribui para o aprimoramento das habilidades básicas nas crianças e jovens, incentivando o desenvolvimento fundamental dos movimentos, das potencialidades humanas e da relação com o outro.

O Diocecena, grupo de dança do Colégio Diocesano Santa Luzia, em atividade desde 2006, trabalha como instrumento de socialização na formação das crianças, assim também como fonte inesgotável de cultura, arte e aprendizado.

O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de contribuir no processo de construção de conhecimento, valorizando a linguagem corporal, a comunicação e novas formas de expressão.

diotecarte3.jpg

Por meio dessa arte as crianças conseguem um desenvolvimento gradativo que colabora com a melhora do rendimento escolar, de comportamento e muitos outros aspectos de formação do ser humano, alinhado na conexão entre corpo, mente e alma.

A missão do Grupo Diocecena é mostrar que a dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo,
é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música.

diocesano-palco-ciencia.jpg

ESPETÁCULOS E COREOGRAFIAS

Rock Alunas se apresentando no teatro com o Diocecena
Rock Alunos e alunas se apresentando no teatro com o Diocecena

Ao longo dos anos, o Grupo Diocecena coleciona diversos espetáculos que renderam boas avaliações entre o público e a crítica especializada. A grandiosidade dos elementos, a precisão nos detalhes, o capricho do figurino e, sobretudo, a emoção transparente marcam a trajetória das apresentações.

ESPETÁCULOS

• 2006 e 2007 - Chico Buarque Por Extenso

• 2008 e 2009 – Nos Destinos

• 2010 – The Beatles

• 2011 – Fatos e Acasos / Imagens de Fato

• 2012 – Para Sempre Elis

• 2013 – África 1

• 2014 – Retro 80 / África 2

• 2015 – Natalis

• 2016 – Natalis / Abertura Jogos Interdiocesanos

• 2017 – Viva O Rock / Natalis

• 2018 – SobreViver / Os 4 Elementos / Festival de Dança Diocecena

• 2019 – Egito / Betânia- Versos, passos e canções

theater-stage-430552_1280.jpg

PREMIAÇÕES

As premiações são importantes (Festival de Dança de Joinville, Festival Internacional de Goiás, Florianópolis - Prêmio Desterro, Cabo Frio-RJ, Fendafor-CE, Festival sete oito-RN), porém, são as experiências vividas que demonstram que o nosso o Diocecena já aprendeu muito e ainda tem muito o que aprender.

Afinal, na arte tudo pode ser moldado, interpretado e aprendido sempre. Em 2017, o Diocecena tomou conta do Fendafor Ceará, em Fortaleza. Foram dez prêmios alcançados em meio às melhores companhias de todo o país.

Neles, as conquistas de Melhor Grupo e Melhor Coreógrafa, outros cinco primeiros lugares em diversas modalidades, uma segunda, uma terceira e uma quarta colocação. O sucesso do Diocecena e do festival foi a coreografia Seca D’água.

Aluno dancando no teatro Diocecena
luzes palco.jpg